domingo, 23 de agosto de 2015

FÓSSIL EM ROCHA CALCÁRIA

Fauna e Flora de Pernambuco 

★ Conteúdo Extra(Fóssil) 

● FÓSSIL EM ROCHA CALCÁRIA 

Você certamente já deve ter se deparado com um fóssil desses em quanto tomava um banho de piscina. Fósseis como esses são facilmente encontrados em lajotas que são utilizadas para ornamentação. São formadas pela solidificação de rochas sedimentares, os animais ficam presos e acabam se fixando ao calcário, e durante o processo de corte da rocha para utilização comercial os fósseis são descobertos.



Fotografado em uma pedreira no Recife.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MACACO SAGUI


Fauna e Flora de Pernambuco

● MACACO SAGUI
O sagui é o macaco de menor porte existente na Natureza; é também denominado mico e integra a família Callitrichidae. O termo em português provém da língua tupi. São criaturas estritamente selvagens, portanto não devem ser mantidas como animais de estimação. Os maiores atingem uma média de 20 centímetros e o menor mede cerca de 11 centímetros, e é conhecido como Sagui leãozinho.


Fotografado no jardim botânico do Recife 

domingo, 16 de agosto de 2015

CALANGO COBRA


Fauna e Flora de Pernambuco

CALANGO COBRA 

●Distribuição: Encontrado em todo o Brasil, são lagartos de pequeno porte cobertos por escamas lisas (o que dá um aspecto brilhante ao animal), por andar com as patas bem próximo ao corpo, quando este animal está correndo se assemelha a uma cobra, dando assim origem ao seu nome popular. hábitos diurnos terrícolas ou subarborícolas, vivíparos e que se alimentam principalmente de artrópodes.

Fotografado no jardim Botânico do Recife.

domingo, 9 de agosto de 2015

BACIA DO RIO SANTA CRUZ

Fauna e Flora de Pernambuco

BACIA DO RIO SANTA CRUZ

★Conteúdo Extra( Turismo Ecológico)

A bacia de Santa Cruz fica localizada no município de Itapissuma, região metropolitana do Recife. O município é considerado Patrimônio da Humanidade por ainda possuir resquícios da Mata Atlântica, Itapissuma reserva para os visitantes uma natureza quase intocada, ótimo para quem deseja entrar em contato direto com a natureza, com várias trilhas e passeios de barco. A cidade é conhecida também pela sua culinária especializada em frutos do mar.

Fotografado na foz do rio Santa Cruz (Itapissuma- PE)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

BORBOLETA ROSA DE LUTO

Fauna e Flora de Pernambuco

BORBOLETA ROSA DE LUTO 

●A Borboleta Rosa de luto (Papilio anchisiades) alcança envergadura de 110 mm (de ponta a ponta das asas) e vivem-nos mais diversos ambientes tais como matas, clareiras, locais abertos com vegetação rasteira. Seu voo é irregular, ora mais alto, ora mais baixo; nas horas mais quentes do dia, pousa em busca de néctar para se alimentar. A postura dos ovos, quase uma centena, geralmente ocorre sobre folhas de plantas cítricas, como as laranjeiras, limoeiros e tangerineiras. As lagartas dessa borboleta receberam o nome popular de "rumo", pois permanecem agrupadas no tronco da planta hospedeira, todas voltadas na mesma direção, durante o dia; à noite, espalham-se, atacando as folhas da planta, causando-lhe sérios danos.

Fotografada em minha residência (Recife\PE)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ANTA

Fauna e Flora de Pernambuco

ANTA 

●Tapirus terrestris, popularmente conhecido como anta, é um mamífero encontrado em praticamente toda a América do Sul. Animal tímido, de hábitos noturnos que se alimenta principalmente de frutos. O animal pode chegar até 300 kg e pouco menos de 2,5 metros de comprimento. No habitat natural é um dos principais responsáveis pela disseminação de sementes.
Seus principais predadores são os grandes felinos, serpentes e o ser humano.


Fotografado no Parque Estadual (Zoológico dois irmãos) Recife\PE.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PICO DO PAPAGAIO

Fauna e Flora de Pernambuco 

PICO DO PAPAGAIO★Conteúdo Extra(Turismo Ecológico)

Situado no município de Triunfo, Pernambuco - Brasil, o pico do papagaio é a elevação de maior altitude do Estado. Com aproximadamente 1.260 metros de altitude, o pico do papagaio é uma ótima opção para quem quer sentir a proximidade com a natureza e e curtir uma boa aventura, a subida é bastante íngreme e seu acesso só é possível com veículos de tração nas quatro rodas(off-road), ou motocicletas preparadas para terrenos acidentados e irregulares. Além do pico do papagaio o município oferece outros recursos como cachoeiras, trilhas, e contato com a fauna e flora da região.

Vista do topo do pico do papagaio.


Estatua do "Careta" localizada no topo do pico do papagaio, símbolo maior do carnaval de triunfo.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

ABACAXI ANÃO

Fauna e Flora de Pernambuco


ABACAXI ANÃO

●O abacaxi anão (ANANAS bracteatus) é uma espécie de bromélia encontrada na mata atlântica. Até então, essa espécie vegetal não é utilizada para alimentação, no entanto devido a sua beleza é amplamente utilizado em jardins e residências com o objetivo de promover a ornamentação do lugar.
As bromélias são de fundamental importância para o ecossistemas, devido as formas de duas folhas, essa espécie vegetal tem uma grande capacidade de armazenar água, o que é de fundamental importância para os animais existentes na floresta.



Fotografado no jardim Botânico do Recife.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

CACTO XIQUE-XIQUE

Fauna e Flora de Pernambuco

CACTO XIQUE-XIQUE 

●O cacto xique-xique (Pilosocereus gounellei) é um espécie vegetal da família das cactáceas. Natural do sertão Brasileiro, essa espécie vegetal é altamente resistente a elevadas temperaturas e as fortes secas naturais da região semi áridas. Devido a sua riqueza nutritiva, este cacto vem sendo utilizado fortemente na extração de matéria prima para confecção de alimentos e rações para animais, além de produzir um saboroso fruto que é comestível, embora não seja utilizado na culinária local de forma mais contundente.


Fotografado no município de Venturosa\PE

terça-feira, 28 de julho de 2015

PRAIA DE SERRAMBI


Fauna e Flora de Pernambuco

★Conteúdo Extra (Turismo Ecológico) 

PRAIA DE SERRAMBI
Localizada no município de Ipojuca, a praia de Serrambi é um excelente atrativo para quem curte o sossego e o contato com a natureza. Possuindo um altíssimo potencial turístico aquático, a praia possibilita tanto a prática de atividades esportivas com água, como trilhas e caminhadas.


Fotografado nas piscinas naturais de Serrambi.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ORQUÍDEA CATTLEYA ACLANDIAE


Fauna e Flora de Pernambuco
ORQUÍDEA CATTLEYA ACLANDIAE 

●As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas existentes, e pode ser encontrada em todo o mundo, com exceção da Antártida. Encontrada com maior abundância nas áreas tropicais a Cattleya é uma espécie de orquídea que habita de forma mais contundente a mata atlântica, necessita de bastante umidade para se desenvolver bem, e atinge cerca de 20 cm. Tem comportamento epífito(Vive em outras plantas sem prejudica-las)

Fotografado no jardim botânico do Recife

LAVADEIRA


Fauna e Flora de Pernambuco

LAVADEIRA 


●A lavadeira, também conhecida como noivinha, é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento. Mede cerca de 16 centímetros de comprimento. Sua coloração branca e preta é quase inconfundível. O macho possui as costas levemente mais escuras que a fêmea.

Fotografado em minha residência (Recife\PE)

BORBOLETA JUNONIA EVARETE

Fauna e Flora de Pernambuco

BORBOLETA JUNONIA EVARATE

●Borboleta Junonia Evarete •Família: Ninfalídeos/Nymphalinae •Plantas Hospedeiras: Gervão (Stachytarpheta cayennensis) e Mangue-branco (Laguncularia racemosa). •Particularidades: A Junonia evarete gosta de pequenas flores silvestres, de onde tira seu sustento. Gosta de pousar sobre pedras, e em trilhas com as asas abertas. O Macho tem a asa posterior azulada. São parecidas com a espécie Junonia coenia.


Fotografada em minha residência (Recife\PE).

CORUJA BURAQUEIRA

Fauna e Flora de Pernambuco

CORUJA BURAQUEIRA
●Recebe o nome de "buraqueira" por viver em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais, como os dos tatus. É uma coruja terrícola e de hábitos diurnos, embora tenda a evitar o calor do meio-dia. Ocorre do Canadá à Terra do Fogo, bem como em quase todo o Brasil, mas com a exceção da Amazônia. Tais aves chegam a medir até 27 centímetros de comprimento. Vivem, no mínimo, nove anos em habitat selvagem e dez em cativeiro. Coloca geralmente de seis a doze ovos. Costumam viver em campos, pastos, restingas, desertos,planícies, praias e aeroportos. Os predadores documentados dessa coruja incluem texugos, serpentes e doninhas.


Fotografado na cidade de natal\RN. 
(Apesar de um Estado diferente, a Coruja buraqueira também é nativa de Pernambuco)

domingo, 26 de julho de 2015

TARTARUGA TIGRE D'ÁGUA


Fauna e Flora de Pernambuco

TARTARUGA TIGRE D'ÁGUA


●Trachemys dorbigni, conhecida popularmente como tartaruga-tigre-d'água, tartaruga-tigre ou tartaruga-verde-e-amarela, é uma espécie de réptil da família Emydidae. Pode ser encontrada no Brasil, Uruguai e Argentina. Aquática e onívora, vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios. No Rio Grande do Sul, habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas. 

●As tartarugas-tigre-d'água podem viver até 100 anos e são, por diversas vezes, ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Esta espécie, bem como a subespécie norte-americana Trachemys scripta elegans, começa a surgir em lugares fora do seu habitat natural, como o Lago Paranoá em Brasília, possivelmente oriundas de abandono dos donos. A espécie norte-americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos. 

●Periculosidade: As tartarugas podem ter algumas doenças tais quais pneumonias, distocias, piramidismo, descalcificação óssea, avitaminoses, gastroenterites, prolapsos, entre outros. O contato de animais com seres humanos possibilita a transmissão de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos).


Fotografado no Parque Estadual (Zoológico dois irmãos) Recife\PE.

FRANGO D'ÁGUA-AZUL


Fauna e Flora de Pernambuco


FRANGO D'ÁGUA-AZUL 

●Características
Mede cerca de 35 centímetros de comprimento. Geralmente o frango d'água mais conhecido do país; ao contrário do frango-d'água-comum (Gallinula chloropus), tem um escudo chato e azul esbranquiçado, pernas amarelas e “farol de ré” branco não bipartido. Imaturo parecido com o frango-d'água-comum, mas de cor parda-amarelada, podendo lembrar um maçarico ou uma jaçanã jovem. 

●Alimentação
Grande parte de sua alimentação é material vegetal, seja folhas, sementes ou flores. Complementam com pequenos vertebrados e, ocasionalmente, ovos e outras aves pequenas.

●Reprodução
Faz ninho espaçoso em terrenos pantanosos, construído com ramos de gramíneas ou de pés de arroz, pouco acima da água. Põe de 4 a 8 ovos de cor creme, pontilhados de marrom e roxo claro. 

●Distribuição Geográfica
Todo o Brasil e também do sudeste dos Estados Unidos e México até o norte da Argentina. É migratório, praticamente desaparecendo do sul do País durante o inverno.


Fotografado no Parque Estadual (Zoológico dois irmãos) Recife\PE.

SAPO CURURU


Fauna e Flora de Pernambuco

SAPO CURURU

●Sapo - cururu ( Bufo marinus acima) , conhecido como sapo - cururu , sapo - carne ou cururu , sapo é um nativo da América do Sul e Central. Rhinella pertence ao gênero que inclui centenas de diferentes espécies de sapos , distribuídos principalmente pelo Brasil.


É um animal de exploração , devido ao grande número de ovos postos pelas fêmeas . Seu sucesso reprodutivo também é devido em parte à variedade de alimentos que podem ser sua dieta, incomum entre rãs, e isso inclui tanto os vivos e de material morto . Em geral , os adultos é de 10 a 15 cm de comprimento . O maior espécime gravados que se tem notícia media 38 centímetros do focinho à cloaca e pesava 2,65 kg .


●O sapo cururu tem grandes glândulas de veneno . Ambos os adultos e girinos são altamente tóxicos quando ingeridos .


Fotografado em Aldeia(Camaragibe) KM10

Fotografado em minha residência (Recife\PE)

ABELHA IRAÍ



Fauna e Flora de Pernambuco

ABELHA IRAÍ

●A origem do seu nome Iraí, como não poderia deixar de ser, vem do Tupi e significa (Ira: abelha, mel/ Y: rio). O “Rio do Mel”, o “Rio Doce”. Abelha indígena, pertencente a tribo dos Trigonini, constroem um berço real, ou seja, uma realeira, na periferia dos favos de cria, para que venha nascer uma nova rainha. Constrói seus ninhos nos locais mais variados, tal como muros de pedras, blocos de cimento, tijolos vazados e, com preferência, em ocos de árvores, por isso, é muito comum encontrá-las em regiões urbanas. É uma espécie tímida, de fácil manejo, pois é muito mansa. OCORRÊNCIA - Do norte do Paraná(Brasil) aos Estados Unidos
MORFOLOGIA - Aproximadamente 4mm. Colonias de 2.000 a 3.000 indivíduos.


●MEL 
Esta abelha produz grande quantidade de própolis puro e viscoso que, geralmente, usa para defesa de seu ninho. Produz um mel de boa qualidade, porém em pequena quantidade.


Fotografada em minha residência (Recife\PE)

BORBOLETA AMARELA

Fauna e Flora de Perbambuco 

BORBOLETA AMARELABorboleta amarela (Phoebis philea philea), ou borboleta gema ou borboleta de bando, é nome dado, no Brasil, a diversas borboletas gregárias, da família dos pierídeos, de coloração amarela, e encontradas no continente americano, dos EUA à Argentina. Atinge até nove centímetros, contando a envergadura das asas.Apresenta voo rápido, do chão a copas das árvores, habitando jardins, matas e próximo de lagos e riachos.Os machos da borboleta-amarela sugam o barro, aproveitando os sais minerais dissolvidos na água. As fêmeas alimentam-se com o néctar das flores.

Reproduz-se colocando ovos em botões florais ou folhas jovens de vegetais do gênero Cassia, como a chuva-de-ouro, mata-pasto e mangueiroba.Os pássaros são seus predadores naturais.Não apresentam periculosidade aos seres humanos.



Fotografados em minha residência (Recife\PE)

CARACOL GIGANTE AFRICANO


Fauna e Flora de Pernambuco 

CARACOL GIGANTE AFRICANO 

O caracol gigante africano é um molusco da classe Gastropoda, de concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros. Nativo no leste-nordeste da África foi introduzido no Brasil em 1988 visando ao cultivo e comercialização do escargot. Hoje pode ser encontrado em quase todo o país, inclusive em PERNAMBUCO. 

CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DA ESPÉCIE
Tamanho: Tamanho máximo entre 18 e 20 cm
Peso: Até 500g
Hermafrodita põe de 50 a 400 ovos por postura 

PERICULOSIDADE
O Caramujo-Africano pode hospedar o verme Angiostrongylus costaricensis, agente causador da angiostrongiliase abdominal, doença grave com dezenas de casos já reportados no Brasil. Esta doença pode resultar em óbito por perfuração intestinal, periotinite e hemorragia intestinal. A identificação do verme em amostras de tecido (necropsias ou biopsias) é difícil, ovos do verme não aparecem nas fezes dos pacientes e a própria zoonose é desconhecida da maioria dos médicos, sanitaristas e patologistas, pois os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças.
Sintomas: Dor abdominal, Febre prolongada, Anorexia, vômitos.



Fotografados em minha residência (Recife\PE)

ARANHA DE PRATA



Fauna e Flora de Perbambuco



ARANHA DE PRATA
●A Aranha-de-prata (Argiope argentata) é uma aranha da família dosaraneídeos, que apresenta colorações amarela, branca, preta e prateada. A espécie vive em teias geométricas construídas geralmente entre folhas e galhos. Também é conhecida pelo nome de aranha dos jardins.


●A fêmea é muito maior do que o macho.Quando o macho se aproxima, a fêmeadá-lhe indicação para que se retire erguendo-se na sua teia. Caso o macho consiga aproximar-se da fêmea eacasalar, esta pica-o e envolve-o em seda, como se tratasse de uma presa qualquer que embatesse em sua teia. Por fim, a fêmea leva o macho para a parte da teia e come-o. Mas ao menos dá mais tarde bebês que garantem acontinuação da espécie.


●Informações sobre a aranha prateada 

•Ano de identificação: 1775
•Tamanho em centímetros Aproximadamente 1,5(cm)
•Longevidade (anos de vida): Aproximadamente 2,5 anos
•Sinantropia (aproximação com o homem): Peridomiciliar
•Periculosidade (seu perigo): Animal que pica sem causar reação.



Fotografada em Aldeia(Camaragibe) KM 10