domingo, 26 de julho de 2015

TARTARUGA TIGRE D'ÁGUA


Fauna e Flora de Pernambuco

TARTARUGA TIGRE D'ÁGUA


●Trachemys dorbigni, conhecida popularmente como tartaruga-tigre-d'água, tartaruga-tigre ou tartaruga-verde-e-amarela, é uma espécie de réptil da família Emydidae. Pode ser encontrada no Brasil, Uruguai e Argentina. Aquática e onívora, vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios. No Rio Grande do Sul, habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas. 

●As tartarugas-tigre-d'água podem viver até 100 anos e são, por diversas vezes, ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Esta espécie, bem como a subespécie norte-americana Trachemys scripta elegans, começa a surgir em lugares fora do seu habitat natural, como o Lago Paranoá em Brasília, possivelmente oriundas de abandono dos donos. A espécie norte-americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos. 

●Periculosidade: As tartarugas podem ter algumas doenças tais quais pneumonias, distocias, piramidismo, descalcificação óssea, avitaminoses, gastroenterites, prolapsos, entre outros. O contato de animais com seres humanos possibilita a transmissão de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos).


Fotografado no Parque Estadual (Zoológico dois irmãos) Recife\PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário